QUASE AURORA: 7 DIAS MINIMALISTA

7 DIAS MINIMALISTA


Cada vez mais eu percebo que a vida corrida e cheia de excessos não me pertence mais e buscando viver de forma mais saudável – em todos os sentidos – e feliz, tenho buscado ter uma vida mais minimalista. Aqui no blog eu já falei um pouco sobre como esse estilo de vida tem me ajudado e você pode ler o post clicando aqui. Hoje, quero propor a você a experiência de conhecer um pouco desse modo de viver por sete dias!

Dia 1: Não planeje nada para esse dia
Apenas vá vivendo à medida que as coisas forem acontecendo. Parece meio doido isso, principalmente pra quem é fissurado por organização e planejamento, mas às vezes a vida precisa seguir seu curso natural sem uma listinha de ‘coisas a fazer’, simplesmente aproveite o dia.

Dia 2: Concentre-se em uma tarefa por vez
Quem usa muito planner ou quem tem muitas coisas a serem feitas no dia, normalmente vão fazendo uma atrás da outra e às vezes misturadas. A proposta do segundo dia é que você se concentre em uma tarefa por vez e só passe para próxima quando a anterior estiver 100% concluída, e não vale ficar pensando nas próximas, ocupe sua mente com uma coisa de cada vez.

Dia 3: Faça uma limpa no seu armário
Tenho certeza absoluta que você não usa tudo que tem no seu armário. A tarefa desse dia é abrir as portas dele e pegar peça por peça e fazer a seguinte pergunta: “Usei isso nos últimos 6 meses?”, se a resposta for NÃO, analise se a peça está em bom estado para ser doada e passe adiante, caso contrário, lixo! Não acumule aquilo que você não usa e pare de criar desculpas para continuar guardando algo que você sabe que nunca irá usar.

Dia 4: Faça uma limpa nas redes sociais e no celular
Quando digo fazer a limpa nas suas redes sociais é eliminar aquelas páginas e grupos que você não acessa e não curte mais, parar de seguir aquela pessoa que faz com que você tenha desejos compulsivos ou lhe provoque pensamentos tóxicos. Já a limpa no celular é apagar aquelas fotos do WhatsApp que estão ali sem utilidade alguma (tipo os cartões de bom dia que você recebe e não responde ou passa adiante), os aplicativos que você baixou e não usa há mais de um mês e só estão consumindo a memória do telefone.

Dia 5: Identifique a causa do seu estresse
E livre-se dele! Se for algum projeto que não sai do papel e só lhe traz dor de cabeça, talvez já tenha passado da hora de você desistir dele e focar em outra coisa. Se é alguém, não tem problema não querer aquela pessoa na sua vida, às vezes algumas “amizades” precisam ser desfeitas para o nosso bem. Se for um problema familiar, profissional ou qualquer outro, sente e reflita em como você pode concertar isso pra não ganhar mais uma ruguinha de stress.

Dia 6: Não compre absolutamente nada
Não vale o chicletinho de 25 centavos na barraquinha da esquina, não vale almoçar fora, não vale nadica de nada. Ao longo do dia você irá analisar suas últimas compras e a maneira como gasta seu dinheiro e te garanto que dá super certo! E quando for comprar algo, faça perguntas como: Realmente preciso disso? É supérfluo ou indispensável? Vou usar isso nos próximos 6 meses? Tenho algo em casa com a mesma função? O que eu já tenho em casa está inutilizável para que eu compre outro? Tenho no mínimo duas peças que combinem com essa? É importante que você seja sincero consigo mesmo com as respostas!!

Dia 7: Fique offline o dia inteiro
Pode parecer o fim do mundo dizer isso, mas ficar off não é o fim do mundo, muito pelo contrário, vai lhe ajudar a perceber como você gasta seu tempo com a internet. Pra quem trabalha com isso é um pouco mais difícil, porém não impossível. O tempo que você gastaria olhando memes no Facebook, assistindo vídeos no Youtube ou reclamando da vida no Twitter, você pode gastar lendo aquele livro que tá encostado, fazendo algum programa com o love ou a família, aprendendo uma receita nova... Enfim, fazendo um milhão de outras coisas.



A graça desse desafio é para que você entenda que muito mais que um estilo de vida ou preferência estética, o minimalismo é uma ferramenta que pode lhe ajudar a se livrar dos excessos para que você se concentre no que realmente é importante para alcançar a felicidade, realização pessoal e liberdade.

Deixa nos comentários o que achou do desafio e participe!! Não esquece de me procurar ao final dele com o feedback, ok?




2 comentários:

  1. Olá
    Eu faço limpezas periódicas no meu armário. Sempre tiro muitas peças pra dar embora. Também gosto de tirar alguns dias, geralmente no início do ano pra fazer um limpa nas redes sociais.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!! Fazer isso dá um alívio, né?!
      Beijo enorme ❤️

      Excluir

Obrigada por comentar ❤