QUASE AURORA : MEUS MÉTODOS DE ORGANIZAÇÃO E ROTINA

E-mail

HOME       SOBRE       CONTATO

MEUS MÉTODOS DE ORGANIZAÇÃO E ROTINA

Antes de começar, quero dizer que estou extremamente feliz com o feedback de vocês nos posts da nossa série - e nos outros posts também. Um obrigada enorme e espero que possam sentir o quentinho do meu abraço! Todo amor do mundo pra você aí do outro lado que tem me acompanhado ao longo dos dois anos de blog. 💕 


No último post encontrei algo em comum nos comentários de vocês: a falta de foco. Já sofri muito com isso de começar algo, ver uma abelha passando e me distrair do que estava fazendo. No meu último feedback na empresa em que trabalhava, o chefe de RH disse que sou a pessoa que vive o ditado assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. 

E isso é muito verdade! Ao longo dos anos eu desenvolvi a habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e isso é uma via de mão dupla, porque você pode fazer o trabalho com excelência como também não pode. E quando isso está relacionado ao meu trabalho consigo dar o meu melhor, mas em casa, nas tarefas do dia a dia não rola.

Por isso que fico batendo na tecla do fazer uma coisa de cada vez! É muito, mas muito difícil pra mim manter o foco em uma coisa só - disseram que é mal de jornalista que tá atenta em tudo, mas discordo. É um trabalho diário e requer muita força de vontade, então se você é uma das pessoas que comentou sobre a dificuldade em manter o foco, fica tranquila, estamos nessa juntas! Mas eu lhe garanto que com força de vontade você consegue.

Uma das coisas que pratico quando vejo que estou desviando minha atenção para outra tarefa é perguntar para mim mesma: Eu terminei de fazer a tarefa X? Não. Então dona Karina, volte ao trabalho! Você precisa se obrigar a terminar o que estava fazendo todas as vezes que sua mente desviar o caminho, até que se torne natural fazer uma coisa de cada vez.

É por esse e outros motivos que resolvi criar uma rotina para manter o foco e conseguir me organizar melhor, por exemplo:

⤿ Ter uma rotina para cada momento do dia
Sou uma pessoa que sofre de insônia quando fico ansiosa e o fato de ser mais produtiva durante a noite também não colabora, por isso criei uma rotina de produção para o período da manhã e uma rotina mais tranquila para o período noturno e assim minha mente e meu corpo agradecem.

Criar rotinas para períodos do dia lhe ajuda a encontrar um horário adequado para cada tipo de tarefa que você tenha que fazer e isso inclui também o momento de relaxar a mente e o corpo. No meu caso, a rotina foi feita para que meu sono se ajustasse e eu trabalhasse mais com a luz natural do dia.

⤿ Se der para ser resolvido agora
Resolva! Simples assim.

Infelizmente durante boa parte da vida fui o tipo de pessoa que deixava as coisas para depois e estava sempre fazendo tudo no limite do prazo, apressadamente e loucamente. Eu gostava da adrenalina de deixar tudo para o último minuto, mas isso é muito prejudicial! Aprendi que se tem algo que pode ser resolvido dentro de cinco minutos, pode ser feito hoje e me deixar livre o resto do dia, devo fazer agora.

⤿ Não misturar os compromissos
Existem pessoas que utilizam uma única agenda pra tudo e para mim isso não funciona. Acredito muitíssimo que separar as funções mais ajuda do que atrapalha, por exemplo: a rotina do home office não deve ficar junto com a rotina da arrumação da casa pois são coisas completamente distintas.

No meu planner anoto os compromisso que tenho ao longo da semana, como por exemplo: dia de levar os gatos no veterinário, dia de ir no Centro da cidade, compromisso com uma amiga. As coisas do blog ficam anotadas em outro lugar para não misturar os assuntos, assim como a lista de aniversários não fica anotada na página aleatória da agenda, mas em um calendário anual e visível todo o tempo. Se eu sei que terei um dia cheio de tarefas para fazer, utilizo a parte do planner diário e separo por hora cada compromisso e aí incluo a hora livre que tenho para arrumar a casa.

Pode parecer que separar as funções em coisas distintas acumula muita coisa, pelo contrário, sua vida ficará extremamente organizada. Se eu não fizesse dessa forma não teria a agenda de Agosto e Setembro do blog e da minha vida montada e organizada!

Como passo mais tempo em casa utilizo somente o planner em papel e não levo nenhuma agenda para o celular, mas caso você seja o tipo de pessoa que precisa de todas as coisas anotadas em todos os lugares possíveis, sugiro que leia esse post aqui que fala sobre alguns aplicativos para organização.

Caso perguntem, já deixo adiantado aqui: o planner que utilizo é o da Camila do blog Não Me Mande Flores. Gosto do design minimalista e ele é super fácil de utilizar - clica aqui para conhecer.

Agora me conta nos comentários quais são seus métodos de organização e se você é o tipo de pessoa que vive com ou sem rotina!




8 comentários:

  1. Nossa, eu não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo e quando tento, ficam duas coisas mal feitas :/
    Eu estou lutando muito contra a procrastinação, principalmente com os dias mais corridos. Se tenho um tempinho pra fazer algo, vou fazer logo pq não sei quando vou conseguir de novo. Às vezes até dá certo, mas outras.. hahaha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procrastinação é o mal de todos nós. O importante é você continuar fazendo, mesmo que algumas vezes não dê certo.
      Beijo enorme ❤️

      Excluir
  2. Eu procuro não misturar compromissos também. Anoto sempre o que eu preciso fazer e tenho uma certa obesesão em dar um check naquilo que marquei hahaha é uma obsessão que tá funcionando pelo menos hahaha mas tudo controlado!
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é deixar tudo sob controle, né?! Kkk
      Beijo enorme ❤️

      Excluir
  3. Karina, que alegria saber que você usa os planners do NMMF, fico MUITO feliz em poder ajudar. Eu também tenho tentado cada vez mais fazer uma coisa de cada vez ~ aquilo de abrir uma aba de cada vez na vida real também. Hahaha! É difícil, mas TÃO mais produtivo, né?

    Mas uma coisa que a gente faz diferente é que eu concentro tudo num planner só. Se eu tiver um pra cada aspecto da minha vida, fatalmente vou me enrolar e não dar contar de checar todos sempre. Sei que pra mim é melhor anotar tudo no mesmo lugarzinho. :)

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo colocar tudo em um só, sinto que estou desorganizada kkkk, gosto de dividir as coisas por tema.
      O bom da organização é que cada um vai encontrando o melhor método pra si.
      Beijo enorme ❤️

      Excluir
  4. O meu grande problema é deixar as coisas pra depois e esquecer delas aaaaaaaaaa

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o fim! Pior é quando a gente lembra que deixou pra lá e precisa correr contra o tempo...

      Beijo enorme ❤

      Excluir

Obrigada por comentar. Responderei o mais rápido possível. ❤

Acompanhe