QUASE AURORA : COMO APLICAR O MINIMALISMO NOS PRODUTOS DE BELEZA

E-mail

HOME       SOBRE       CONTATO

COMO APLICAR O MINIMALISMO NOS PRODUTOS DE BELEZA


Foi através dos produtos de beleza que comecei a repensar minha maneira de consumir. Como boa viciada em hidratantes, eu tinha potes e mais potes cheios e com os cheirinhos mais variados. Esse ainda é um produto que amo comprar e ganhar, mas depois de uma situação triste, me mantenho mais controlada.

Um belo dia resolvi fazer uma limpeza pesada no quarto e tirei tudo de lugar, inclusive os produtos de beleza. Resolvi limpar frasco por frasco e algo me chamou atenção: o prazo de validade (Confesso que naquela época eu não era atenta a esse detalhe, hoje em dia fico de olho em tudo!) e me deparei não com um, mas seis frascos de produtos vencidos.

Uns vencidos há seis meses, outros três e outros perto de vencer; e aquilo me deixou completamente desesperada! Tive que jogar todos fora com muita dor no coração, afinal, eu amava cada um dos meus hidratantes. Mas o problema era: mesmo usando todos os dias, eu não dava conta de usar dez hidratantes de uma vez!

Quando a minha ficha caiu e eu percebi que não era só produto no lixo, mas sim dinheiro, resolvi mudar. Notei que meu problema não estava só nos hidratantes, mas nos batons e em outros produtos de maquiagem. Eu queria muitos e não conseguia terminar tudo antes do vencimento. Fiquei frustrada.

Sei que para nós mulheres essa questão de produtos de beleza é bem complicado, ainda mais para as apaixonadas por maquiagem e por quem tem uma rotina de cuidados com a pele que envolve muitos passos e produtos, mas eu acredito que é possível aplicar o minimalismo até nisso.

Vou dar algumas dicas que são simples e funcionam muito bem:

1) Separe por setor: Na hora de organizar limpar e separar o que você irá ficar, o ideal é que separe por setores para ter uma noção da quantidade de produtos. Faça assim: corpo – cabelo – pele.

2) Fique somente com o que você usa: Na hora de fazer a limpeza dos seus produtos não vale usar a desculpa do “estou guardando para tal situação”, pode confiar em mim, você nunca vai usar aquilo. Então fique somente com os produtos que fazem parte da sua rotina e que você realmente usa, caso contrário é só acumulo de produto.

3) Só entra algo se sair algo: Essa é uma maneira de controlar a quantidade de produtos que irão para sua penteadeira/nécessaire. Comprou um batom novo? Outro precisa sair, nada de acumular! Se venceu, o lugar dele é no lixo. Se ainda tem produto, passe adiante.

Sou apaixonada por batom vermelho, mas só compro um novo quando o atual está no fim. Isso me ajuda a controlar e não ter mais do que o necessário. Essa (pra mim) é a dica mais valiosa e tem funcionado muito bem.

4) Use produtos que são 2 em 1: Outra dica para não encher sua pia do banheiro de produtos é fazer uso dos que cumprem duas ou até três funções em um só produto. Além de prático, pode ser economia de dinheiro!

Quando comecei a transição da sombra marrom para a vermelha, comecei usando meu blush como teste para saber se realmente dava certo comigo e após um mês fazendo a mesma maquiagem sempre é que fui comprar uma paleta de sombras vermelhas. Fiz isso porque sei bem o quão fácil podemos cair na artimanha de comprar algo sem termos certeza se vamos usar ou se combina conosco. Hoje em dia minha sombra vermelha se tornou marca registrada.

5) Use produtos de qualidade: Isso faz toda diferença! Muitas vezes nós optamos por vários produtos baratinhos quando na verdade poderíamos investir em um produto um pouco mais caro que cumpre todas as funções dos vários que temos.

Uma coisa importante a ser dita é que o minimalismo não é uma receita de bolo. Tudo é teste e adaptação. No começo não vai ser fácil, mas se você realmente quer essa mudança de vida, precisa se esforçar e achar prazer no processo, não adianta querer insistir em algo que não lhe faz feliz!

Mudar meus hábitos de beleza me tem feito muito feliz. Além de mais consciente, não compro produtos por impulso, uso tudo até o vencimento e sei o que funciona na minha rotina de cuidados e esse é o propósito!




2 comentários:

  1. Eu tenho que ser restringida por dinheiro e espaço, senão quando vejo já acumulei uma pequena farmácia em casa 🤣 Mas depois de uma temporada no Japão, até que melhorei, tento não comprar vários produtos iguais de uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ter muito espaço é outra coisa que nos ajuda a não acumular produtos! E uma temporada no Japão deve ter sido maravilhoso!

      Beijo enorme ❤

      Excluir

Obrigada por comentar. Responderei o mais rápido possível. ❤

Acompanhe