QUASE AURORA : O QUE ACONTECE QUANDO ACELERAMOS TUDO?

E-mail

HOME       SOBRE       CONTATO

O QUE ACONTECE QUANDO ACELERAMOS TUDO?

imagem

Essa semana li um post no Instagram falando sobre a aceleração de tudo e a sociedade do cansaço. Fiquei pensando quando disse em um vídeo do YouTube que tenho a mania de ouvir tudo acelerado e que se pudesse, até filmes e séries assistiria na função 2x.

Mas sabe o que acontece quando aceleramos tudo? Ficamos cansados e às vezes precisamos voltar e reproduzir o que estávamos vendo/ouvindo porque alguma informação passou batida.

Nós temos a sensação que se pararmos por cinco minutos para ouvir um áudio ou para atender uma ligação, estamos perdendo tempo. E aí eu me questiono: desde quando conversar e ouvir alguém é perca de tempo? Quando foi que começamos a desconsiderar a atitude do outro em parar e nos falar algo?

Me incomoda essa "romantização" do vácuo, como se fosse algo lindo a ser celebrado e incentivado. Eu entendo que às vezes não estamos no clima para conversas e priorizamos o que é relacionado a trabalho ou projetos, mas imagina estar ali frente a frente com uma pessoa, perguntar algo e ela simplesmente lhe dar as costas. No mínimo você vai chamá-la de grosseira. Então porquê fazemos isso com nossas redes sociais e ainda usamos um discurso bonito?

Entenda, não estou julgando quem faz tal coisa, estou apenas querendo entender o que nos levou a ter esse tipo de comportamento. Também não estou falando que você é obrigado a responder todas as pessoas, mas questionando o que há de tão louvável em ignorar o outro.

Conexões se perdem, elos enfraquecem, amigos se distanciam e o tempo que nós achávamos que estávamos perdendo realmente se perde. Perde-se alguém que valia a pena ter trocado algumas palavras, lágrimas e risadas. Perde-se algo que não vai mais voltar acreditando-se que você vai realmente ganhar algo.

Estamos todos cansados do virtual, de não ter um toque real. Estamos cansados de ver pessoas e famílias morrendo. Cansados de ter medo de colocar os pés na areia e do que pode acontecer no amanhã. 

Temos todo o direito de nos sentirmos exaustos, mas não deixe que o elo que você possui com alguém se perca nessa coisa de acelerar tudo. Muitas vezes o que você precisa é desacelerar para se conectar com o outro e com você mesmo.





Postar um comentário

Obrigada por comentar. Responderei o mais rápido possível. ❤

Acompanhe