QUASE AURORA : COMO VOCÊ LIDA COM O DINHEIRO?

E-mail

HOME       SOBRE       CONTATO

COMO VOCÊ LIDA COM O DINHEIRO?

Calma, o Quase Aurora ainda é um blog de comportamento e estilo de vida, nós ainda lidaremos com as mesmas questões de sempre, mas vamos combinar: a maneira que lidamos com nossas finanças faz parte do nosso lifestyle. E eu não vou falar sobre aplicações e afins porque isso está fora do meu conhecimento, mas trouxe pra cá esse assunto porque faz algumas semanas que vira e mexe meus grupos de amizade falam sobre dinheiro.

imagem

Nos últimos dias vi diversas pessoas compartilhando seus cupons de descontos e promoções de livros no site da Amazon e para quem compra online isso é maravilhoso, mas eu acho um porre e cansei de receber links em todas as minhas redes sociais. E sendo bem honesta, pensei até em silenciar a palavra Amazon no meu Twitter de tão saturada que fiquei.

Veja bem, não estou dizendo que quero que as pessoas parem de divulgar, jamais serei esse tipo de pessoa! Eu amo livros e toda promoção é bem-vinda, mas como eu não compro online, isso não é importante pra mim e fiquei cansada de só ver isso em todos os lugares.

Essa situação toda me fez pensar o quão bem eu estou com o dinheiro e com as compras e é sobre isso que quero conversar com vocês.

Faz cinco anos que não uso cartão de crédito ou cartão de loja e me sinto totalmente em paz por conta disso, como se tivesse sido liberta de uma prisão!

Quando criança eu sempre tive tudo do bom e do melhor de acordo com a situação financeira dos meus pais. Eles nunca foram de dar tudo o que eu pedia, mas acabei me tornando uma adolescente consumista. Se eu tinha dinheiro para comprar e ficaria feliz comprando, porque não?

Infelizmente nós vivemos em uma sociedade altamente consumista e que lhe incentiva a ter mais, comprar mais, fazer mais e é só mais mais mais mais e mais!

E quando fiz meu cartão de crédito, era apenas uma universitária, que não trabalhava e que tinha um limite alto para gastar a vontade! Eu tinha todos os cartões de lojas nacionais e de lojas da cidade em que morava e me orgulhava muito disso, mas quando você não sabe se controlar, acaba se afundando em dívidas e quando o aperto financeiro chegou, meu nome ficou sujo como um esgoto. Me senti profundamente envergonhada, mal tinha chegado nos 20 e lá estava eu com o restrição no CPF!

Essa situação mudou muito minha forma de lidar com o dinheiro e me fez questionar porque eu comprava o que comprava e por qual motivo eu não tinha aprendido a ser controlada com os meus gastos. Foi quando eu decidi não ter mais cartão (além de pagar tudo que devia) e aprender a me controlar nas compras. E nesse período eu encontrei o minimalismo.

Tentar aplicar práticas minimalistas na maneira que eu consumo me ajudou a controlar o dinheiro que chegava nas minhas mãos. Eu não compro apenas porque posso comprar, mas porque aquilo tem um propósito na minha vida, ele vai cumprir um objetivo além de satisfação pessoal ou alimentar o poder que sentimos quando podemos comprar algo.

Mas e ai, Karina, como você realmente lida com o dinheiro?

- entendendo que ele não me domina e sim eu que o controlo;

- não comprando mais do que eu realmente preciso;

- não fazendo contas que eu sei que não vou poder pagar;

- sempre ter um dinheiro guardado para emergências.

As vezes nós precisamos apanhar da vida para aprendermos determinadas coisas. E hoje eu sou tão bem controlada que em alguns momentos meus pais brigam comigo dizendo que preciso comprar algo ou então se surpreendem quando chego no final do mês com uma boa quantia de dinheiro. Nem sempre tudo é perfeito, a gente dá uns deslizes ao longo da jornada, mas o importante é aprender a ter um relação saudável com suas finanças.

Após 6 anos reativei um cartão de loja, ainda não voltei com os cartões de crédito e paguei minha última dívida. Felicidade define.

E você, como lida com o dinheiro?





4 comentários:

  1. Ameei a sabedoria do post...
    Muitos são loucos por compras... Mas o autocontrole é tão importante...
    Beijinhos
    Amei seu blog... Já está nos meus favoritos...

    Cátila Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Cátila, autocontrole é tudo!
      Muito obrigada pelo comentário. Beijo enorme ❤

      Excluir
  2. Esse post é SUPER importante. Graças a deus eu nunca tive um cartão de crédito, meu namorado sempre me dizia que era furada e que era melhor comprar a vista e sempre conseguimos viver assim. Hoje em dia eu que ando cuidando mais do meu dinheiro (antes deixava com ele, mas descobri que preciso aprender por mim) e tenho sido bem cautelosa com isso. Quando mais nova a gente nunca sabe o real valor do dinheiro e o quão é importante ter um nome limpo

    bjssss
    Carol Justo | Justo Eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com dinheiro precisamos ser cautelosos mesmos, é muito fácil nos descuidarmos! Fico feliz pelo cuidado que tens com sua vida financeira, isso é muito importante.
      Beijo enorme ❤

      Excluir

Obrigada por comentar. Responderei o mais rápido possível. ❤

Acompanhe